Envie você também seu depoimento! Acesse nossa página no Facebook!

A Prefeitura não quer escutar, mas a população vai falar! Acompanhe depoimentos que trazem à tona o que não tem sido dito nas propostas de alteração da legislação urbanística de nossa cidade!

"A Zona Rural é poderosa"

O completo abandono por parte do poder público em relação às atividades desenvolvidas pelas indústrias que tem invadido a zona rural de São Luís seria motivo para rever esse tipo de atividade no local, que tem gerado grave aumento nos índices de poluição na Ilha.

Em vez disso, a intenção da prefeitura e das indústrias é expulsar comunidades, entregando mais áreas para que sejam degradadas. A população faz alerta, como nesta fala de uma moradora do Maracanã:

"Nossas crianças estão doentes, nossas senhoras estão doentes, nossos jovens estão doentes.
Mas a zona rural é poderosa. Porque se o projeto Reviver, lá fora, quer cuxá, é da vinagreira, que é plantada aqui. Se quer camarão, é daqui que vai. Eles vão perder isso? Será que eles estão pensando nisso? Que nunca mais aquele Projeto Reviver vai ficar cheio de turista, vindo da Itália, de Portugal e tudo mais, pra comer o que nós temos, se os camarões bem daqui já estão sendo mortos, se o caranguejo daqui já está contaminado? E o que nós vamos fazer, meus irmãos? Mais do que nunca nós vamos lutar. Porque eu hoje tenho 56 anos, e ainda quero que os meus netos continuem a morar na zona rural. Muito obrigada".

"A indústria vem como avalanche"

Agricultor questiona o desaparecimento das áreas rurais da Ilha, e aponta necessidade de se discutir o assunto com a população, além de requerer a proteção dessa área.
Para ele, "é preciso ampliar o debate" em defesa da Ilha.