Confira Manifesto Internacional contra apoio do governo maranhense à construção de porto no lugar da comunidade Cajueiro

CARTA DE REPÚDIO AO APOIO DO GOVERNO DO MARANHÃO PARA CONSTRUÇÃO DE UM PORTO NA COMUNIDADE CAJUEIRO, EM SÃO LUÍS-MA

 

Nós, movimentos sociais, populares, culturais, estudantis e sindicais, povos e comunidades tradicionais, associações e uniões de moradores, organizações não-governamentais, grupos de pesquisa universitários, grupos e entidades religiosas, ativistas, sindicalistas, professores, estudantes, profissionais liberais, religiosos vimos, através desta, manifestar nossa indignação e repúdio à mudança de posição do Governo do Estado do Maranhão com relação à tentativa da WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais Ltda., subsidiária da empresa de engenharia e construção civil WTorre, de eliminação da Comunidade Cajueiro - comunidade rural e tradicional de São Luís - para a construção de um porto que atenderia exclusivamente aos interesses de grandes corporações econômicas e do agronegócio.

Conforme foi noticiado pela imprensa e redes sociais pessoais do Governador do Estado do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), no dia 05 de abril de 2017, o mesmo participou da solenidade na qual foi assinado o acordo de investimento entre a WTorre/WPR e a China Communications Construction Company (CCCC), com vistas à construção e exploração de um terminal portuário privado em São Luís, Maranhão. De acordo com o que foi noticiado, no ato de assinatura do convênio, também compareceram o vice governador, Carlos Brandão (PSDB), o secretário estadual de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, o embaixador da República Popular da China no Brasil, Li Jinzhang, e empresários maranhenses e chineses.

A WTorre/WPR buscou iniciar a atuação na capital do Maranhão no ano de 2014 com forte articulação com o então Governo de Roseana Sarney (PMDB), em especial, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (SEDINC). Desde então, para expulsar a comunidade tradicional do Cajueiro, do território onde pretende construir o porto, a empresa vem lançando mão das seguintes táticas: 1) uso de milícia armada, agindo com intimidação e ameaçando a comunidade e visitantes; 2) tentativas de instalação de cancelas para impedir a livre circulação dos moradores na comunidade; 3) derrubada de casas dos moradores; 4) conluio com políticos e membros do judiciário; 5) tentativa de realização de audiência pública para licenciamento ambiental no quartel da Polícia Militar do Maranhão em outubro de 2014, ainda durante o Governo Roseana Sarney, com o intuito de impedir a participação popular; 6) cooptação de moradores e disseminação de discórdia na comunidade; 7) ameaças a pessoas da comunidade e instituições apoiadoras. Ameaças estas, que estão sendo investigadas pela Polícia Federal e pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

No território do Cajueiro, secularmente, vivem centenas de famílias de pescadores, agricultores, extrativistas que mantêm uma relação de interdependência com a natureza e promovem a conservação ambiental da região. Além disso, há um vasto sítio arqueológico e o lugar mais antigo de culto afro na Ilha do Maranhão, o Terreiro do Egito, que deu origem a vários terreiros que se espalharam não apenas no Estado, mas por outras partes do mundo. Atingindo esse quadro sócio natural, o porto, se construído, também afetará diretamente a Reserva Extrativista (Resex) de Tauá-Mirim, de grande importância ambiental para a ilha do Maranhão. O local almejado para o porto, a praia de Parnauaçu (Cajueiro), fica justamente dentro do perímetro dessa Unidade de Conservação. As 12 comunidades que compõem a Resex têm se posicionado contra o empreendimento, pois serão afetadas no seu modo de vida.

Ainda no final de 2014, com a forte resistência por parte dos moradores através da visibilização de suas demandas e atos, membros da equipe de transição do Governo Flávio Dino acompanharam, em diversas reuniões, o drama destas famílias, demonstrando inicialmente relativa sensibilidade com a pauta. Depois da troca de comando do Governo do Estado, as reuniões prosseguiram, com a comunidade sendo ouvida. No entanto, não houve qualquer solução definitiva que lhe garantisse tranquilidade de seguir no local secularmente habitado, inclusive com total falta de transparência, principalmente por parte da SEMA, no repasse de informações sobre a perspectiva de instalação do porto privado na região.

A recente posição do Governo, premia a empresa WTorre/WPR, investigada no âmbito da Lavo Jato e que, segundo notícia do Jornal Valor Econômico, possui dívidas bilionárias e contribuiu definitivamente para a falência de várias empresas parceiras. Essa empresa que, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, foi doadora nas campanhas do Governador Flávio Dino e do Ministro do Meio Ambiente Sarney Filho, deveria também ser investigada pela sua atuação autoritária e violenta na área do Cajueiro, mas é louvada pelo Governador na página eletrônica oficial do Governo estadual “por sua capacidade empreendedora”, além de agradecer pela “palavra chave dessa parceria que é a confiança”.

Além de ameaçar a comunidade Cajueiro e a Reserva Extrativista de Tauá-Mirim, o “investimento” da WTorre/WPR, segundo dados fornecidos pelo Estudo de Impactos Ambientais – Relatório de Impactos ao Meio Ambiente (EIA-RIMA), destruiria cerca de 20 hectares de mangue, comprometeria importantes mananciais de água potável, provocaria fortes impactos ambientais, gerando consequências para toda a Ilha de São Luís/Maranhão. Além disso, ao contrário dos cinco mil empregos diretos e indiretos que estão sendo divulgados pela imprensa, o EIA-RIMA indica somente a geração de 800 empregos diretos no período de construção do porto, que seriam reduzidos a 180 em seu funcionamento. Quaisquer indicações de empregos indiretos são meras especulações e têm tendências falaciosas e levianas.

O Governo do Estado, atualmente, mudou sua posição e tem sinalizado abertamente apoio ao empreendimento e a sua articulação com a empresa chinesa, sem, ao menos, se dar ao trabalho de levar em consideração: 1) vários processos jurídicos abertos em função das ilegalidades cometidas no processo de licenciamento; 2) a atuação criminosa da WTorre/WPR em relação com a comunidade; 3) as denúncias oficializadas em relação às intimidações a visitantes e agentes sociais que apoiam a comunidade.

Aos que pretendem exterminar comunidades e povos tradicionais, fica uma sinalização: seus ataques não prosperarão.

Assinam:

      

  1. Alianza Internacional de Habitantes (Veracruz), México
  2. Apruma Sessão Sindical do ANDES – Sindicato Nacional
  3. Articulação Antinuclear Brasileira (Brasil)
  4. Associação Agroecológica Tijupá (TIJUPA)
  5. Associação de Desenvolvimento Socio-ambiental da Bacia do Rio Mearim (GUAPÉ)
  6. Associação de Economia Familiar do Povoado Sítio do Meio 2, Santa Rita – MA
  7. Associação dos Servidores Federais da Área Ambiental no Estado do Rio de Janeiro (ASIBAMA/RJ)
  8. Associação Maranhense para a Conservação da Natureza (AMAVIDA) - São Luís, MA
  9. Associação Movimento Paulo Jackson - Ética, Justiça, Cidadania (Bahia)
  10. Associação Nacional Indigenista (ANAÍ)
  11. Auditoria Cidadã da Dívida – Núcleo Maranhão
  12. Bicuda Ecológica - Rio de Janeiro-RJ
  13. Campanha de Defesa do Cerrado
  14. Cáritas Brasileira Regional Maranhão
  15. Central Sindical e Popular – Conlutas (CSP-Conlutas)
  16. Centro Acadêmico Florestan Fernandes de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)– Gestão Primavera dos Povos
  17. Centro das Mulheres do Cabo, Pernambuco
  18. Centro de Estudos Bíblicos – Maranhão (CEBI-MA)
  19. Centro de Iluminação Cristã Raimundo Irineu Serra (CICEBRIS)
  20. Coletivo e Grupos de Estudos sobre Sociedade – IFMA Campus Pinheiro
  21. Coletivo Nódoa
  22. Coletivo Reocupa - Resistência Cultural Upaon Açu
  23. Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Sessão Maranhão (OAB-MA)
  24. Comissão Pastoral da Terra – Maranhão (CPT-MA) – Equipe Norte
  25. Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente (CPSMA)
  26. Comissões Pastorais da Terra do Cerrado (CPTs Cerrado)
  27. Comunidades Eclesiais de Base – Maranhão (CEBs-MA)
  28. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 5 (CNBB Regional NE5)
  29. Conselho Indigenista Missionário – Maranhão (CIMI-MA)
  30. Conselho Nacional de Cultura
  31. Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE)
  32. Fórum de Economia Solidária do Maranhão (FEESMA)
  33. Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas Cercanias da Baía de Guanabara (FAPP-BG) 
  34. Fórum Maranhense de Mulheres
  35. GEEMA – RJ
  36. Grupo de Estudos “Cidade, Território e Meio Ambiente” da Universidade Estadual do Maranhão (CITEMA/UEMA)
  37. Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Culturais do Instituto de Tecnologia do Maranhão – Campus Centro Histórico (GEABRAC/IFMA)
  38. Grupo de Estudos de Desenvolvimento, Política e Trabalho da Universidade Estadual do Maranhão (GEDEPT/UEMA)
  39. Grupo de Estudos de Gênero, Memória e Identidade da Universidade Federal do Maranhão (GENI/UFMA)
  40. Grupo de Estudos de Política, Lutas Sociais e Ideologias da Universidade Federal do Maranhão (GEPOLIS/UFMA)
  41. Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (GEPTS/UFMA)
  42. Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura da Universidade Federal do Maranhão - Campus de São Bernardo (GEPEMADEC/ UFMA)
  43. Grupo de Estudos Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  44. Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTA/UFMG)
  45. Grupo de Estudos Rurais e Urbanos da Universidade Federal do Maranhão (GERUR/UFMA)
  46. Grupo de Estudos Socioambientais da Zonas Úmidas da Baixada Maranhense da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de Pinheiro
  47. Grupo de Estudos, Pesquisas e Debates em Serviço Social e Movimento Social da Universidade Federal do Maranhão (GSERMS/UFMA)
  48. Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente da Universidade Federal do Maranhão (GEDMMA/UFMA)
  49. Grupo de Pesquisa e Extensão Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade da Universidade Federal de Juiz de Fora (PoEMAS/UFJF)
  50. Grupo de Pesquisa e Extensão Relações de Gênero, Étnico-Raciais, Mulheres e Feminismos, da Universidade Federal do Maranhão (GERAMUS /UFMA)
  51. Grupo de Pesquisa História e Religião da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  52. Grupo de Pesquisa História, Religião e Cultura Material da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  53. Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular da Universidade Federal do Maranhão (GPMINA/UFMA)
  54. Ilha Literária - Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís
  55. Instituto Terramar/CE
  56. Jornal Vias de Fato
  57. La Asamblea Veracruzana de Iniciativas y Defensa Ambiental (LAVIDA), México
  58. Laboratório de Pesquisa em Psicanálise e Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (PSICANACS/UFMA)
  59. Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato da Universidade Federal do Pernambuco (LEPEC/UFPE)
  60.  Medio Ambiente y Sociedad A.C. – México
  61. Movimento em Defesa da Ilha (MDI)
  62. Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco de Babaçu (MIQCB)
  63. Movimento pela Saúde dos Povos (MSP) Brasil
  64. Movimento Popular de Resistência da Cidade Olímpica - Residência 05
  65. Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista (MAIS)
  66. Movimento Saúde dos Povos – Maranhão
  67. Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (NAJUP) Negro Cosme, núcleo de extensão vinculado ao departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  68. Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (NEAB/UFMA)
  69. Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indiodescendentes do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) Centro Histórico
  70. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Questões Agrárias da Universidade Federal do Maranhão (NERA/UFMA)
  71. Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres da Universidade Federal de São Carlos (NEPED/UFSCar)
  72. Núcleo de Estudos Geográficos da Universidade Federal do Maranhão (NEGO/UFMA)
  73. Núcleo de Estudos Trabalho, História e Educação do Instituto Tecnológico do Maranhão (NETHE/IFMA)
  74. Núcleo de Etnologia e Meio Ambiente, Setor de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  75. Núcleo de Extensão e pesquisa com populações e comunidades Rurais, Negras Quilombolas e Indígenas da Universidade Federal do Maranhão (NuRuNI/UFMA)
  76. Núcleo de Investigações em Justiça Ambiental (NINJA) da Universidade Federal de São João del-Rei
  77. Núcleo de Pesquisa em Direito e Diversidade da Universidade Federal do Maranhão (NUPEDD/UFMA)
  78. Núcleo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental do Instituto de Tecnologia do Maranhão – Campus Monte Castelo (NPGEA/ IFMA)
  79. Núcleo Tramas - Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  80. Observatório de Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual do Maranhão (GEDEPT/UEMA)
  81. Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais da Universidade Federal do Maranhão
  82. Observatório dos Conflitos do Extremo Sul do Brasil (FURG)
  83. Partido Comunista Brasileiro (PCB)
  84. Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)
  85. Patronato Pro Defensa del Patrimonio Cultural e Histórico de Cerro de San Pedro A.C., México
  86. Pobladores AC, Veracruz, México 
  87. Povo Akroá-Gamela – Maranhão
  88. Quilombo Raça e Classe
  89. Quilombourbano
  90. Rede Brasileira de Justiça Ambiental
  91. Rede de Educadores Ambientais da Baixada de Jacarepaguá - RJ
  92. Rede de Gestão Ambiental do Maranhão-REGEAMA
  93. Rede IIDEA - RJ
  94. Rede Justiça nos Trilhos (JnT)
  95. Sala Verde Água Viva - Núcleo de Educação Ambiental Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  96. Sindicato dos Servidores da Fundação da Criança e do Adolescente – Maranhão (SINDISFUNAC-MA)
  97. Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e MPU no Maranhão (SINTRAJUFE-MA)
  98. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE- Sessão Monte Castelo)
  99. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE- Sessão Maracanã)
  100. Sindicatos dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (SINDSALEM)
  101. Sociedade Maranhense de Direitos Humanos
  102. Teia dos Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão
  103. Unidade Classista

 

Aianny Monteiro, advogada residente da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia da Universidade Federal do Pará (CIDHA/UFPA)

Alberto Cantanhede Lopes (Beto do Taim), membro da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas

Alessandra Freitas Carneiro, Serviço Social

Alessandra Silva Feitosa Santos, Serviço Social

Álvaro Roberto Pires, professor Depatarmaneto de Sociologia e Antropologia/UFMA

Ana Carolina Miranda, professora IFMA Campus Bacabal

Ana Clara Tavares Oliveira, Serviço Social

Ana Kely de Lima Nobre, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão.

Ana Mendes, jornalista

Anacleta Pires da Silva, Quilombo Santa Rosa dos Pretos

Andrea Zhouri, Professora de Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Andressa Zulpano, estudante de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão e militante do Coletivo Nódoa

Ângela Maria Ferreira de Medeiros, professora do Instituto de Tecnologia do Maranhã (IFMA) – Campus Monte Castelo

Antonio Maciel Botelho Machado, pesquisador doutor da Embrapa Florestas, Colombo, Paraná

Antonio Paulino De Sousa, professor de Sociologia do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (DESOC/UFMA)

Arinaldo Martins de Sousa, professor de Sociologia do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (DESOC/UFMA)

Arleth Santos Borges, professora de Ciências Política do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (DESOC/UFMA)

Auzenira Mendes Linhares, Serviço Social

Barbara Pereira Brito, Serviço Social

Bartolomeu Rodrigues Mendonça, professor de Sociologia do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN/UFMA)

Benedito Souza Filho, professor de Antropologia do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (DESOC/UFMA)

Biatriz do S. Vital Vieira, Serviço Social

Bruna Rafaela de Souza Maués, Serviço Social

Bruno Milanez, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Bruno Rogens, professor de Sociologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de Codó

Caio Floriano dos Santos, Pesquisador do Observatório dos Conflitos do Extremo Sul do Brasil

Caludianne Nascimento Moura, Serviço Social

Camila dos S. Sousa da Silva, Serviço Social

Carlos Agostinho Almeida de Macedo Couto, professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (DCS/UFMA)

Carlos Alexandre B. Plínio dos Santos, professor de Antropologia da Universidade de Brasília.

Carmen Junqueira, Professora Titular do Departamento de Antropologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Cássia Ellen Silva de Menezes, Serviço Social

Célia Maria da Motta, professora de Ciências Política do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (DESOC/UFMA)

Cindia Brutolin, professora de Sociologia do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (DESOC/UFMA)

Ciro Leonardo Campos Pinheiro, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Clarissa Andrade dos Santos, professora de Design do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Clarissa Lobato da Costa, professora de Geografia do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Monte Castelo

Claudia Maria Paixão Mattos, professora do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Monte Castelo

Claudio Anselmo de Souza Mendonça, professor do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN/UFMA)

Claudio Castro, jornalista

Clenilde Castro, membro Ilha Literária - Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís

Daiana Cristina Santos Pereira, aluno de graduação de Biologia IFMA Monte Castelo

Danilo Chammas, advogado de Rede Justiça nos Trilhos (JnT)

Dannielles Lemos, Serviço Social

Dinasard Silva Moraes, Serviço Social

Eder Jofre dos Santos Lima, Serviço Social

Edvana da Costa Lobato, Serviço Social

Eliana Conde Barroso Leite, engenheira agrônoma, colaboradora do Fórum das Comunidades Tradicionais de Niterói

Elio de Jesus Pantoja Alves, professor de Sociologia do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (DESOC/UFMA)

Elizabeth Costa Rodrigues, Serviço Social

Eloy Natan, presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB/MA)

Emanuely Cristina Vale de Sousa, Serviço Social

Evelyn Vitória H. do Nascimeto, Serviço Social

Ewerton Bois Santos Barros, Serviço Social

Fabiana Araujo Pessoa, Serviço Social

Fabiana Cutrim Silva, Serviço Social

Fernanda Cunha de Carvalho, professora de Geografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Pinheiro

Flavia de Aquino Cutrim Farias, professora do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Monte Castelo

Flávia Fernanda B. Barros, Serviço Social

Flávia Ferreira do Nascimento, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Flávio Reis, professor do departamento de sociologia da Universidade Federal do Maranhão.

Francisco Paulo de Almeida Junior (Chico Nô), cantor e compositor

Francisco Pereira da Silva, professor do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Monte Castelo

Francyanne Andrezza santos doa Silva, Serviço Social

Gabriel Mendes Costa, Serviço Social

Gerson Carlos P. Lindoso, professor do CBTT do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Centro Histórico

Gilberto V. Santos, secretário adjunto do Conselho Indigenista Missionário em Brasília-DF

Gilvan Azevedo dos Santos, professor do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Glenda Kimi Kauati Veiga, Serviço Social

Helciane de Fátima Abreu Araújo, professora de Sociologia e Coordenadora do Grupo de Estudos Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Hellyson Layo de Jesus Bulhão, Suplente no Conselho da Cidade de São Luís/MA (CONCID) e membro da Residência 05

Hernando Gomes, Serviço Social

Horácio Antunes de Sant’Ana Júnior, professor de Sociologia do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (DESOC/UFMA)

Igor Thiago Silva de Sousa, sociólogo

Ilse Gomes Silva, professora de Ciência Política do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (DESOC/UFMA)

Ingrid Coelho, Serviço Social

Ir. Anne Caroline Wihbey, Irmãs de Notre Dame de Namur

Ir. Maria José das Irmãs Missionárias Capuchinhas, Anil

Ir. Odile Eglin, das Irmanzinhas de Jesus da Fraternidade de Carlos Foucauld

Ir. Sandra Araújo dos Santos, Irmãs de Notre Dame de Namur

Irailde Andrade de Melo, Serviço Social

Irinaldo Lopes Sobrinho Segundo, licenciado em Letras, mestre em Cultura e Sociedade, professor do IFMA e cicloativista

Isabela Vieira dos Santos Mendonça, professora do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Monte Castelo

Israianes Lopes Alves, Serviço Social

Jacilene Moraes Melonio, Serviço Social

Jacqueline Guerreiro, integrante do Fórum Carioca de Direitos Humanos

Jailsa Ferreira da Silva, Serviço Social

Jean Magno, professor de Sociologia do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã

Jeane Pires – jornalista

Jefferson Yuri da Silva Lima, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Jeovah Meireles, professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Jessica Maino e Silva, Serviço Social

Joana Coutinho, professora de Ciência Política do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (DESOC/UFMA)

Joanita Mota de Ataíde, professora aposentada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

João Alfredo Telles Melo, doutorando em Desenvolvimento e Meio  Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professor de Direito Ambiental do Centro Universitário 7 de Setembro

Joao Batista Silva, geógrafo - Rio de Janeiro-RJ

Joelma Santos da Silva, doutoranda em Ciências Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professora de História do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Araioses.

Johnatan Andrey da Cruz Serrão, Serviço Social

Joilza G. T. Marques, Serviço Social

Jonadabe Godim Silva, técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

José Antônio Pinheiro Junior, professor do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Centro Histórico

José Jonas Borges da Silva, Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra

José Wellington de Oliveira Silva, professor de Sociologia do Centro de Ensino Anjo da Guarda (escola estadual)

Josefa Batista Lopes, professora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (PPGPP/UFMA)

Juliana Cristina Fukuda, Bióloga – Niteroi, RJ

Juliana Silva Alves, Serviço Social

Juscélia Márcia Ferreira Brandão, Serviço Social

Jussara Maria Rezende, indigenista no Cimi

Katia Teresa Cesa, Cirurgiã Dentista / Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, ativista do Movimento pela Saúde dos Povos

Kellen Jacqueline Pires Belfort Pereira, Quilombo Santa Rosa dos Pretos

Keylla da Cruz Carneiro Muniz, Serviço Social

Klemens Laschefski, Professor de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal UFMG

Laérico Wanderley de Brito Santana, Serviço Social

Laura Rosa C. Oliveira, Professora de Geografia do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de São Bernardo/MA

Layana Azevedo dos Santos, Serviço Social

Léia Pontes Santos – Estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Leide Ana Oliveira Caldas, Professora de História do Instituto de Tecnologia do Maranhã (IFMA) – Campus Coelho Neto

Lenilton Ferreira da Silva, assistente social

Letícia Conceição Martins Cardoso, jornalista, doutora em Comunicação, professora do Curso de Comunicação da UFMA

Leticia Wany de Andrade Mesquita, Serviço Social

Liana Márcia Gonçalves Mafra, professora do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Monte Castelo

Lícia Cristina Araújo da Hora, professora de Sociologia do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Centro Histórico

Louise Aurélia Furtado da Silva, professora da rede pública do Município de São Luís e do Estado do Maranhão

Luanny Ritielly da Silva Chaves, Serviço Social

Lucas Vinícius Lima Coimbra, estudante de Artes Visuais do Instituto de Tecnologia do Maranhã (IFMA) – Campus Centro Histórico

Luciana Azevedo de Sousa, assistente social

Luciana Corrêa de Souza, Serviço Social

Luciano Nascimento, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Luiz Eduardo Neves dos Santos, professor da Universidade Federal do Maranhão – Campus Grajaú

Luzinete do Socorro S. J. Leita, Serviço Social

Luzmarina da Silva Pacheco, Serviço Social

Lyndon de Araújo Santos, professor do Departamento de Históriada Universidade Federal do Maranhão (DEHS-UFMA)

Madian de Jesus Frazão Pereira, professora de Antropologia do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (DESOC/UFMA)

Maju do Nascimento Silva, educadora popular e auxiliar administrativa da Rede Justiça nos Trilhos (JnT)

Marcela Vecchione Goncalves - Professora e Pesquisadora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA)

Marcella Rêgo Medeiros, advogada

Marcelo Firpo, Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ) e do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra - Portugal

Marciane Eleres Monteiro, Serviço Social

Marcio Albert Vidinho Santos, advogado

Marcos André Porto, professor do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Centro Histórico

Maria Catarina V. Santo, Serviço Social

Maria das Dores Silva Cunhã, Serviço Social

Maria das Graças e Silva, Profª Drª do Departamento de Serviço Social da UFPE

Maria do Socorro C. Moraes, Serviço Social

Maria Ecy Lopes de Castro, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Maria José Q. dos Santos, Serviço Social

Maria Madalena Borges Pinheiro, Serviço Social

Mariana Cavalcanti Braz Berger, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (PPGPP/UFMA)

Mariana Leis Balsalobre, professora de Geografia do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN/UFMA)

Mariana Raquel Gama Santos Rosa, Serviço Social

Mariane Silva de Sousa, Serviço Social

Marijane Vieira Lisboa, professora de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Marilande Martins Abreu, professora de Antropologia do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (DESOC/UFMA)

Marília Martins Rodrigues, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mario Martinez Ramos, Patronato Pro Defensa del Patrimonio Cultural e Histórico de Cerro de San Pedro A.C., México

Maristela de Paula Andrade, professora de Antropologia do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (PPGCSoc/UFMA)

Marizélia Rodrigues Costa Ribeiro, professora do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Marta Maria Alves da Silva, médica sanitarista da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia/GO

Martha Bispo - Diretora Nacional do Centro de Estudos Bíblicos -CEBI

Mateus Tainor Batista Everton, estudante de Licenciatura em Ciências Agrárias pelo PROCAMPO do Instituto de Tecnologia do Maranhã (IFMA) – Campus Maracanã

Mayra Lopes Guida, Serviço Social

Miltón Grabriel Hernández García, Investigador del Instituto Nacional de Historia y Antropología (INHA), México

Mina Lorena Navarro, Profesora Investigadora del Instituto de Ciencias Sociales y Humanidades de la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP), México

Mônica Lobato Trelha, Serviço Social

Natália de Jesus Vieira, Serviço Social

Natália Regina Rocha Serpa, professora do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Monte Castelo

Nelson Brito Martins, professor da rede pública do Município de São Luís e do Estado do Maranhão e suplente de Vereador do Município de São Luís

Nelza Ribeiro, membro Ilha Literária - Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís

Oriana da Silva Gomes, Serviço Social

Paloma Da Silva Carvalho Dias, Serviço Social

Paloma Sá de Castro Cornélio, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Paulo de Tasso Alves Martins, técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pe. Clemir Batista da Silva – padre da Igreja Católica

Pe. Dário Bossi, Coordenador Provincial dos Missionários Combonianos no Brasil

Pe. Flávio Lazzarin, padre da Igreja Católica

Pe. Massimo Ramundo, presidente do missionários combonianos nordeste, membro da Rede Justiça nos Trilhos (JnT)

Pedro Carvalho Freire, professor do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Monte Castelo

Rafisa Serra Melonio, Serviço Social

Raimundo Santos de Castro, professor do Departamento de Matemática do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Monte Castelo

Raquel da Silva Santos, Serviço Social

Raquel Maria Rigotto, Professora Titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Raquel Oliveira Santos Teixeira, Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Raysa Helena D. Sozinho, Serviço Social

Rebecca Mendes Cruz, Serviço Social

Regia Cristina Alves Santos, professora da rede pública do Município de Barreirinhas

Régia Maria Sodré Gomes dos Santos, Serviço Social

Regina Borba, designer

Regiane do Nascimento Marques, Serviço Social

Regina Helena Bernardes, professora de Ciências Agrárias e Meio Ambiente do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus São João dos Patos

Ricardo Barbieri, professor titular em Ecologia Aquática, do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Rita de Kassia da C. Pinto, Serviço Social

Roberta Maria Batista de Figueiredo Lima, professora de Geografia do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão (DEGEO/UFMA)

Roberto S. Ramos, biólogo e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de Pinheiro

Rodrigo Folhes, estudante do doutorado em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Rogério de Mesquita Tales, professor do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Monte Castelo

Rosa Maria da Silva, Serviço Social

Rosângela de Sousa Veras, professora de Sociologia do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Monte Castelo

Rose Taynara Campo Churg, Serviço Social

Rosenverck Estrela Santos, professor do Curso de Estudos Africanos e Afro-brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Rosiana Freitas Silva, professora do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Centro Histórico

Rosirene Martins Lima, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Ruan Didier Bruzaca, professor do Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão (DEDIR/UFMA)

Ruana Alves das Costa Maia, Serviço Social

Sabrina Amaral Silva, Serviço Social

Sabyna Palmmer Soares de Lima, Serviço Social

Samantha Moreira, produtora cultural

Samara Rocha da Silva Reis, socióloga

Samarone Carvalho Marinho, professor de Geografia do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão (DEGEO/UFMA)

Samuel Vinhas Quadros, Serviço Social

Sanaira Lima Castro, Serviço Social

Sandra Maria Nascimento, professora de Sociologia do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (DESOC/UFMA)

Sandro Miranda, oceanógrafo

Saulo Carneiro de Oliveira, servidor público do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) – Comarca de Cururupu

Saulo Costa, professor de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Pinheiro

Sávio José Dias Rodrigues, professor de Geografia da Universidade Federal do Maranhão

Sebastião C. Moreira, do Conselho Indigenista Missionário do Mato Grosso (CIMI-MT)

Sebastião Fernandes Raulino, professor da Secretaria Municipal de Esducação de Caxias e Rio de Janeiro

Selma Pires, economista

Shirley Santos Martins, enfermeira estamaterapeuta

Silvana Aquino Farias, professora do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Monte Castelo

Sislene Costa da Silva, integrante da Rede Justiça nos Trilhos, professora da rede Estadual de Ensino do Maranhão

Stela Cristina Mendes da Graça, Serviço Social

Susana Elizabeth Medina Gordoa, Patronato Pro Defensa del Patrimonio Cultural e Histórico de Cerro de San Pedro A.C., México

Tânia Maria Ferreira de Meideiros, advogada do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA)

Tania Pacheco, blog Combate Racismo Ambiental

Társis Lisandro Aires dos Santos, arquiteto e urbanista, membro do Grupo de Estudos em Sistema de Espaços Livres e Paisagem Insular / Laboratório da Paisagem e do Ambiente da Universidade Estadual do Maranhão (LAPA/UEMA)

Tauan Sousa, professor de Sociologia do Instituto de Tecnologia do Maranhã (IFMA) – Campus Zé Doca

Thais Sousa Silva, Serviço Social

Thayanna da Silva Machado, Serviço Social

Thiago Martins de Melo, artista plástico

Thiago Pereira Lima, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de São Bernardo

Tito Carvalho Tsuji, professor de Ciências Ambientais do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Monte Castelo

Túlio Rossi, professor de Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campos

Udilene vieira Monteiro, Serviço Social

Valéria Silva Siqueira

Vanessa Albertina Sosa López, Doctorante del Posgradon en Desarrollo Rural, Universidad Autónoma Metropolitana (UAM), México

Vanessa Gomes da Silva, Serviço Social

Vera Lucia Paes de Almeida, Serviço Social

Wandeth Cunha, membro Ilha Literária - Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís

Werbeth Serejo Belo, mestrando do Programa de Pós Graduação em História, Ensino e Narrativas da Universidade Estadual do Maranhão

Yasmin do Socorro R. Linhares, Serviço Social

Zaira Sabry Azar, professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão (DESES/UFMA)

Zeila Sousa de Albuquerque, professora do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Centro Histórico